terça-feira, 15 de março de 2011

CÃO VAIDOSO?



Cachorros são vaidosos?

P. Cães sentem vergonha após serem tosados?


R.Longos ou curtos, com cores e texturas variadas, os pêlos dos cães e dos gatos estão entre os principais fatores que diferenciam as raças. Os pêlos têm uma importante função na vida dos animais, pois, além de proteger a pele, ajudam a regular a temperatura corpórea. É por isso que quando tosamos radicalmente o animal ele pode passar alguns dias escondido debaixo do sofá, principalmente após a primeira tosa.


Para alguns donos, o animal se esconde porque está “com vergonha” do novo visual, mas na verdade ele está sentindo a diferença de temperatura que a perda da pelagem causou em seu organismo. Procurar lugares abrigados e mais quentes é o jeito que ele encontra para compensar o “frio” que está sentindo. A pelagem ajuda a aguentar o inverno, mas temperaturas abaixo de 13°C já são sentidas por cães e gatos que podem, inclusive, começar a tremer de frio – mecanismo que muitas espécies utilizam para produzir calor, assim como nós.


Com os pêlos curtos, os animais também ficam mais sensíveis ao toque e carinho dos donos, já que o contato fica mais próximo da pele deles e isso pode causar certo desconforto.

Um comentário:

Carmem Horan disse...

Noosssa! Não sabia! Que legal, agora já sei que não é bom fazer tosas"drasticas" num cachorro ou gato! rsrsrsrs
http://thebestsocool.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...